Sobre

HISTÓRIA

Onde tudo começou

Além de celebrar a amizade e as noções de cidadania forjadas há cinco décadas, os reservistas da Classe de 1950 recordam a construção de um dos ícones do Vale do Rio das Antas – boa parte do grupo que incorporou em 1969 no então 1º Batalhão Ferroviário atuou nos trabalhos da Ferrovia Tronco Principal Sul, mais precisamente na KM2 e Sede, responsável por ligar o Rio Grande do Sul a São Paulo.

Há quase duas décadas os reservistas da Classe de 1950 se reúnem para lembrar os momentos vivenciados no Exército, resgatando valores e momentos em prol da pátria.

A História do 1º Batalhão Ferroviário desenvolveu-se mais demoradamente nos Estados do Sul, onde constituiu cerca de 1.500 Km de ferrovias, acantonando em 14 cidades e espalhando seus trabalhos em mais de 40 municípios.

Vindo de Santiago, a primeira turma do 1º Batalhão Ferroviário aqui chegou em janeiro de 1943, a segunda em março do ano seguinte.

Muitas foram as dificuldades encontradas em Bento Gonçalves, principalmente em relação à água potável e o transporte.

Logo após sua instalação, o 1º Batalhão Ferroviário criou os departamentos de saúde, alimentação, educação, transporte, financeiro, recreativo, desportivo e do material de manutenção. Sua participação foi destacada nos mais diferentes segmentos da sociedade, sendo considerado hoje, um dos propulsores do progresso e desenvolvimento do município.

Ficou sediado em nossa cidade até fevereiro de 1971, quando foi transferido para Lages, Santa Catarina.

O ramal ferroviário Bento Gonçalves-Jaboticaba (48Km) é um marco a assimilar o progresso trazido a nossa região pelo 1º Batalhão Ferroviário, durante os 28 anos de permanência em nossa cidade, o qual foi construído para dar apoio ao Tronco Principal Sul, principal ferrovia que liga o Rio Grande do Sul ao Centro do País.

É interessante observar que o trecho desse tronco, entre Saltinho e o Rio das Antas é excepcionalmente difícil, pois atravessa a região mais acidentada do Rio Grande do Sul. A comprovação de tal fato faz-se evidente pela simples observação de que num trecho de 18 km, mais de 14% do trançado é de túneis, e o coeficiente de extração de rocha dura, na terraplanagem, ascende a 70%. O túnel nº 4 situa-se ao norte da ponte do rio das Antas. Tem 5m e 20cm de largura em rocha sem revestimento. Sua extensão é de 520 metros. O túnel nº 15 é inteiramente em rocha. Seu traçado é em forma de “Y” e após existe o “Laço”, onde a linha contorna o morro e passa sobre si mesma. Esse local chama-se São Luís das Antas, de onde se visualiza todo o vale, inclusive a ponte rodoviária com 510 metros sobre o rio das Antas, denominada Ernesto Dornelles, é muito importante que liga os municípios de Bento Gonçalves ao de Veranópolis.

O 1º Batalhão Ferroviário permaneceu em Bento de 1943 a 1971, quando foi substituído pelo 3° Batalhão de Comunicações do Exército, que ocupou provisoriamente o local até 1976.

A partir daí, o quartel ganhou o nome de 6º Batalhão de Comunicações.

Com a transferência do 1º Batalhão Ferroviário para a cidade de Lages, no Estado de Santa Catarina, instalou-se em Bento Gonçalves 0 6º Batalhão de Comunicações Divisionário do Exército Brasileiro, que vem dando também extraordinário impulso do progresso e desenvolvimento ao Município. (FONTE jornalsemanario.com.br)